terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

De olho no Oscar

Crítica de O lobo de Wall Street



Sinopse
Durante seis meses, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) trabalhou duro em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna (Matthew McConaughey). Quando finalmente consegue ser contratado como corretor da firma, acontece o Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente. Sem emprego e bastante ambicioso, ele acaba trabalhando para uma empresa de fundo de quintal que lida com papéis de baixo valor, que não estão na bolsa de valores. É lá que Belfort tem a ideia de montar uma empresa focada neste tipo de negócio, cujas vendas são de valores mais baixos mas, em compensação, o retorno para o corretor é bem mais vantajoso. Ao lado de Donnie (Jonah Hill) e outros amigos dos velhos tempos, ele cria a Stratton Oakmont, uma empresa que faz com que todos enriqueçam rapidamente e, também, levem uma vida dedicada ao prazer.





Crítica
    O filme dirigido por Martin Scorsese, gênio do cinema e responsável por obras primas como "Taxi Driver", "Touro Indomável" e o mais recente "A invenção de Hugo Cabret", é também a quinta parceria de Scorsese e Leonardo DiCaprio. 
      Em "O lobo de Wall Street", a ironia, o sarcasmo e a extravagância dão o tom à trama, que conta os bastidores do método nada convencional de Jordan Belfort no mercado de ações e como o dinheiro, sexo, drogas, poder e corrupção transformam a sua vida.
      No entanto, o personagem possui um tom ambivalente, já que é totalmente amoral e cínico, mas que também desperta fascínio e simpatia em seu público. Brilhantemente interpretado por Leonardo DiCaprio, que ganhou o Globo de Ouro, por melhor ator de comédia e que desta vez não foi esquecido pela Academia, Jordan é desprezível e carismático ao mesmo tempo, e é ele quem narra sua própria história e mostra seu ponto de vista bem persuasivo e irônico.
   Algumas cenas são hilárias, outras, para os politicamente corretos, ofensivas, algumas críticas mais pesadas chegam a chamar o filme de "pornô babaca", porém, em minha humilde opinião, todas as cenas de nudez, sexo e drogas estão bem contextualizadas com a história, não são meramente gratuitas.
    O elenco é excelente, conta com Jonah Hill, que concorre mais uma vez a melhor ator coadjuvante, o ótimo Jean Dujardin, na pele de um banqueiro inescrupuloso, Matthew McConaughey, Rob Reiner, Jon Favreau, e a desconhecida Margot Robbie. 
     Em relação às categorias principais a que concorre, creio que Scorsese não leve o prêmio, pois disputará com o favorito Alfonso Cuarón, diretor de Gravidade, enquanto que Leonardo DiCaprio também terá uma disputa acirrada com Matthew McConaughey, outro ator premiado por Clube de Compras Dallas. Talvez também não leve o grande prêmio pois o longa seria incorreto demais para os conservadores da Academia, apesar de tudo, acho que está em pé de igualdade com todos os outros longas, pois tem uma bela direção, um elenco excepcional e uma ótima história.

Título original: The Wolf of Wall Street (2013)

Por Kátia.



Um comentário:

  1. Já tinha passado a vontade de ver o filme mas depois de ler tua crítica voltei a me impolgar... E vamo que vamo, esse Oscar promete!!!

    ResponderExcluir