quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

De olho no Oscar

Crítica de Álbum de família



O que se esperar de um filme onde se encontram Julia Roberts e Meryl Streep? Grandes expectativas, com certeza. Afinal, estas são atrizes ganhadoras do Oscar e donas de um talento sem igual. As duas estão presentes em Álbum de Família, filme de John Wells, baseado em August: Osage County (premiada com o Pulitzer), livro e peça de Tracy Letts (com também outras duas peças levadas ao cinema, Possuídos e Killer Joe). Uma história de veia realista, parecida com as muitas do maior dramaturgo brasileiro, Nelson Rodrigues. Este, também, escreveu uma peça com o mesmo título do filme, e nas duas obras é mostrado uma verdade nua e crua, sem retoques.
Em Álbum de Família, todas as máscaras caem, todas as fragilidades dos personagens vêm à tona, seus medos, suas angústias e seus pecados. O filme narra a história da família Weston, que vive no Condado Osage, em Oklahoma (EUA), considerada o inferno na terra no mês de agosto, transparece na trama um calor insuportável. A casa da família é conservada com as cortinas fechadas, não chega a ser espantoso sentirmos o mofo exalando do local.
A densidade da trama começa quando as três irmãs Barbara (Julia Roberts), Ivy (Julianne Nicholson) e Karen (Juliette Lewis) têm que voltar para casa e cuidar da mãe, Violet Weston (Meryl Streep), uma mulher doente, viciada em remédios e bebidas e uma mãe infernal.
Nessa história familiar cheia de reviravoltas, dramas internos sem tamanho e revelações bombásticas, é comum algumas demonstrações de carinho:
- Onde está a carne? Grita Violet.
- Coma o peixe, puta! Responde a filha Barbara.
É um filme denso, que segue com indicações ao Oscar de melhor atriz (Meryl Streep, indicada ao prêmio pela 18ª vez!) e melhor atriz coadjuvante (Julia Roberts), não vale à pena perder.


Título Original: August: Osage County (2013)


         Por Bárbara


2 comentários:

  1. Achei o filme maravilhoso, é um drama visceral, cheio de revelações e frustrações de uma família desestruturada. Claro que o ponto alto são as atuações de Julia e Meryl, que estão bem acompanhadas de um elenco excelente. Dica: é pra quem gosta de dramas fortes!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um drama forte, com passagens duras e cruéis! E o elenco é um espetaculo à parte.

    ResponderExcluir