quarta-feira, 5 de março de 2014



OSCAR 2014 - OS VENCEDORES



O tapete vermelho de Hollywood foi estendido para mais uma premiação, a 86ª edição do Oscar. Numa cerimônia onde todos os holofotes estão voltados para os artistas que mais brilharam no ano.

E assim sendo, vamos apresentar os prêmios mais importantes dado pela Academia aos grandes vencedores da noite!



MELHOR FILME: 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO




    "12 anos de escravidão" foi o grande vencedor da principal categoria do Oscar, Melhor Filme. O longa já havia recebido vários prêmios na categoria e era considerado o favorito. O ator e produtor do filme, Brad Pitt, fez um discurso emocionado ao lado do diretor do filme Steve Mcqueenque ficou, literalmente aos pulos com a premiação. O filme também recebeu os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante.
    A história é baseada na autobiografia de 1853, de Solomon Northup, um homem negro livre que foi sequestrado em Washington D. C. e vendido como escravo.
   O filme relata o trabalho escravo e as humilhações a que foi submetido nas plantações do estado de Louisiana por 12 anos antes de ser libertado.


MELHOR ATOR: Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas)


excelente atuação de Matthew McConaughey em "Clube de Compras Dallas" lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar de sua carreira, assim como ganhou vários prêmios pelo papel, inclusive o Globo de Ouro, também foi ganhador do Oscar de Melhor Ator.
Matthew, mais conhecido por interpretar galãs em várias comédias românticas, se despiu desse esterótipo, encarnou um soropositivo e teve que perder mais de 20 quilos, o que o deixou magérrimo e praticamente irreconhecível. Com isso, ele demonstrou toda sua versatilidade e talento como um ator digno do prêmio.

MELHOR ATRIZ: Cate Blanchett (Blue Jasmine)


A australiana Cate Blanchett foi a grande vencedora como Melhor Atriz. Ela interpretou Jasmine em Blue Jasmine, de Woody Allen. Jasmine é uma mulher rica que perde tudo, após seu marido ser descoberto por vários golpes e fraudes, por consequência vai morar com a irmã em uma humilde casa e ter que se adaptar a nova vida sem luxos. Cate deu um show interpretando uma mulher perturbada, com transtornos e vítima de surtos repentinos, que a tira da própria realidade.

MELHOR ATOR COADJUVANTE: Jared Leto (Clube de Copras Dallas)


O ator e músico Jared Leto, foi indicado e venceu todos os prêmios de críticas de cinema com o papel do transexual soropositivo Rayon, em "Clube de Compras Dallas". Após um período afastado do cinema, para se dedicar a sua banda "30 Seconds to Mars", Jared volta a mostrar seu talento na telona e arrebatou a estatueta por Melhor Ator Coadjuvante. No palco, ele fez um discurso emocionado em que agradeceu em especial a sua mãe e seu irmão.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Lupita Nyong'o (12 Anos de Escravidão)


A nova revelação Lupita Nyong'oganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Em "12 anos de escravidão", ela interpreta uma jovem escrava que roubou a cena no longa, em seu primeiro trabalho no cinema, Lupita conquistou Hollywood com seu carisma, estilo e elegância.

MELHOR DIRETOR: Alfonso Cuarón (Gravidade)


O produtor, roteirista e cineasta mexicano Alfonso Cuarón, foi premiado como o Melhor Diretor, por "Gravidade". O filme foi co-escrito, co-produzido, co-editado e dirigido por ele, o longa também foi vencedor de 7 Oscar.

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: 12 Anos de Escravidão

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: Ela


Escrito e dirigido por Spike Jonze, o filme conta a história de um homem que desenvolve uma relação com um sistema operacional inteligente de computador, Samantha (voz de Scarlett Johansson), ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos.


MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: A grande beleza


O drama "A grande beleza", do italiano Paolo Sorrentino, é uma co-produção entre Itália e França e conquistou o Oscar de Melhor filme em língua estrangeira. O longa também venceu o Globo de Ouro.


Os prêmios a seguir são considerados prêmios técnicos ou secundários, porém não menos importantes. "Gravidade" recebeu 10 indicações ao Oscar, venceu 7 delas e foi o grande vencedor da noite. Porém, "Trapaça" concorreu a 10 indicações, mas não levou nenhum prêmio.


MELHOR ANIMAÇÃO: FrozenUma Aventura Congelante




MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL: Steven Price (Gravidade)

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL: Let it Go (Frozen: Uma aventura congelante)

MELHOR EFEITOS VISUAIS: Gravidade



MELHOR MAQUIAGEM: Clube de Compras Dallas



MELHOR FOTOGRAFIA: Gravidade

MELHOR FIGURINO: O Grande Gatsby

MELHOR DESENHO DE PRODUÇÃO: 
O Grande Gatsby




MELHOR DOCUMENTÁRIO: 
A Um Passo do Estrelato

MELHOR DOCUMENTÁRIO DE CURTA-METRAGEM: 
The Lady in Number 6: Music Saved My Life

MELHOR EDIÇÃO/MONTAGEM: Gravidade

MELHOR CURTA-METRAGEM: 
Helium

MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO: 
Mr. Hublot

MELHOR EDIÇÃO DE SOM: Gravidade

MELHOR MIXAGEM SE SOM: Gravidade


Até o Oscar 2015!!!


domingo, 2 de março de 2014

De olho no Oscar

Crítica de Gravidade



     Gravidade é um drama de ficção científica que narra a história da Drª. Ryan Stone (Sandra Bullock) e de Matt Kowalsky (George Clooney), uma engenheira e um experiente astronauta que estão em uma importante missão em um ônibus espacial, o conserto do telescópio Hubble, e que após a colisão com detritos de um satélite, são jogados no espaço sideral e acabam perdendo a comunicação com a Terra. É nesse ambiente hostil que se passa toda a tentativa desesperada de sobrevivência dos personagens. 
    Com fotografia impressionante e efeitos visuais espetaculares, o filme torna-se meio que previsível com o desenrolar da trama, o enredo é bom, no entanto esperava-se mais do roteiro de um filme tão grandioso. As imagens da Terra e do espaço são magníficas, e não é à toa que o mexicano Alfonso Cuarón vem ganhando todos os prêmios técnicos pelo longa, e é o grande favorito para o prêmio de melhor diretor. 
     O ponto alto do filme é o momento em que Stone gira sozinha, perdida no espaço, e é mostrada ao espectador uma situação angustiante, onde a fragilidade humana diante da imensidão do espaço é aterrorizante. Outro ponto marcante é o silêncio presente no filme que destaca a solidão da personagem em sua jornada diminuindo cada vez mais qualquer chance de resgate.
     A maravilhosa Sandra Bullock cumpre novamente seu papel e concorre mais uma vez na categoria melhor atriz, está impecável como uma mulher fragilizada pela morte da filha ainda criança, mas forte o bastante para não desistir da vida e lutar por sua sobrevivência num lugar inóspito. 

Título original: Gravity (2013)


Por Kátia