quinta-feira, 31 de maio de 2012

-FILMES DE CASAMENTOS-

  Existem várias versões para explicar o porquê do mês de maio ser o mês das noivas, uns dizem que maio é o mês de Maria, mãe de Jesus, outros pelo fato de ser o mês das rosas, e alguns historiadores de plantão falam que em maio seria o primeiro banho anual das pessoas pela chegada do verão e assim as noivas ainda usavam as rosas para ajudar na suavidade dos odores. Enfim, explicações à parte, nós cinéfilas só queríamos deixar registrado no nosso blog, uma listinha básica de filmes que tratam desse assunto com comédia, romance e muito amor!!!   



QUATRO CASAMENTOS E UM FUNERAL (Four Weddings and a Funeral-1994)




      Casamento é o que não falta nessa comédia romântica britânica, que conta a história de Charles (Hugh Grant) que conhece a belíssima americana Carrie (Andie McDowell), em um casamento onde ele é o padrinho, e se vê completamente apaixonado. Até aí tudo normal não fosse pelo fato do moço ser um solteirão convicto e ter dificuldades em assumir relacionamentos. Pode-se pensar que quatro casamentos em um só filme é muito, mas cada um tem sua particularidade e situações inusitadas. Assim o casal tem encontros e desencontros em meio à champagne, flores, bolos, valsas e vestidos de noiva em quatro casamentos e ainda um funeral, até conseguirem ficar juntos.
     Essa é uma comédia de humor refinado como é comum aos britânicos, e bem divertida, pelos casamentos e também pelos noivos, padrinhos e amigos de Charles e Carrie, o que rende boas risadas. Esse filme teve um enorme sucesso sendo indicado para o Oscar em 1995 nas categorias de melhor filme e melhor roteiro original. E ganhou ainda  BAFTA (Reino Unido), Prêmio César 1995 (França) na categoria de melhor filme estrangeiro, Globo de Ouro 1995 (EUA) na categoria de melhor ator - comédia / musical (Hugh Grant).


O PAI DA NOIVA (Father of the Bride-1991)




   A família Banks é uma típica família tranquila e feliz americana, até que eles recebem a notícia de que a filha Annie (Kimberly Williams) vai casar, isso porque George Banks (Steve Martin) é um pai muito ciumento e não suporta a idéia de ver sua filhinha nos braços de um homem.
  Enquanto todos, e principalmente o hilário organizador de casamentos Franck Eggelhoffer (Martin Short), estão empenhados em fazer um casamento perfeito para Annie, George apronta muita confusão. E sobra para sua esposa Nina (Diane Keaton) e seu outro filho, o fofo Matty (Kieran Culkin), consertar as maluquices do “pai da noiva”, que só se preocupa em afastar sua filha desse “intruso”.
   Em meio a muitas risadas a gente se delicia com os preparativos para o casamento, a decoração, a comida, os presentes, os trajes, o vestido da noiva e as brigas maravilhosas entre George e Franck. No decorrer, “o pai da noiva” que só quer ver sua filha feliz acaba aceitando, depois de muita resistência, ele entende que ela ama seu noivo e mesmo de coração partido deixa que ela siga sua vida ao lado do homem que ama.
    Essa linda comédia baseada no livro de Edward Streeter é uma refilmagem de um filme de 1950, estrelado por Spencer Tracy e Elizabeth Taylor. O filme teve uma sequência, lançada em 1995, “O pai da noiva II”, que traz mais confusões da família Banks, dessa vez com a chegada dos bebês.


CASAMENTO GREGO (My Big Fat Greek Wedding-2002)



    Toula Portokalos (Nia Vardalos) é de família grega, portanto muito tradicional, que embora vivendo em Chicago, segue suas tradições à risca. Toula apesar de ser uma espécie de patinho feio e trabalhar no restaurante da família (o '’Dancing Zorba"), sonha em ser independente e ter sua própria vida, não seguindo tão a risca as tradições de sua família. Mas sua vida começa a mudar quando ela consegue convencer seu pai a deixá–la ter aulas de informática na universidade. Com estas aulas, ela passa a tomar conta da agência de viagens da tia e conhece o inglês Ian Miller (John Corbett). Os dois se apaixonam e tem um relacionamento às escondidas.  Mas tudo se complica quando eles são descobertos e os pombinhos resolvem se casar. Claro que o pai de Toula não deseja, um não-grego na família, mas tem que aceitar, e Ian tem que se adaptar aquela família grega enorme e barulhenta.
     Então começa o lindo evento que é “O casamento grego”, onde há muita comida, dança e alegria. Algumas tradições originárias da antiguidade e da religião ortodoxa comum à maioria do povo grego são mostradas no filme, o que nos deixa surpresos e curiosos com as diferenças dos casamentos que somos acostumados e o casamento grego.


CASAMENTO DOS MEUS SONHOS (The Wedding Planner-2001)

 

  Mary Fiore (Jennifer Lopez) tinha um sonho de infância: ser organizadora de casamentos, e foi isso que ela se tornou. Uma organizadora conceituadíssima que faz eventos lindos e inesquecíveis para os noivos, embora sua vida pessoal não seja essa maravilha. Mas isso começa a mudar quando ela conhece um príncipe encantado chamado Steve (Matthew McConaughey), mas nem tudo são flores e ela se vê em maus lençóis quando descobre que seu amado é o noivo de um dos casamentos que está organizando. 
    A partir daí Mary se vê em uma situação nada agradável tendo que fazer o importante evento para sua firma, com todo o charme e glamour dos seus casamentos, escolhendo flores, visitando os possíveis locais da cerimônia, auxiliando a noiva e ao mesmo tempo querendo estar no lugar dela. O casal passa o filme lutando contra seus sentimentos, mas acabam se rendendo a paixão.


Por Séfora.

VESTIDA PARA CASAR (27 Dresses – 2008)



      
  Jane (Katherine Heigl) é alucinada por casamentos, mas enquanto não chega a sua vez ela se satisfaz sendo a melhor madrinha de casamento que toda mulher deseja ter, cuida dos preparativos cuidadosamente e de cada detalhe importante. Nisso, tem uma coleção de 27 vestidos de madrinha de casamento. Jane, em segredo mantem uma paixão pelo seu chefe George (Edward Burns), mas por ironia do destino George conhece a irmã caçula de Jane, Tess (Malin Akerman) e começam então um relacionamento que a deixa completamente desnorteada, principalmente quando recebe a notícia do casamento dos dois.
  Organizar o casamento da sua irmã com o homem que ela ama não é fácil, ainda mais quando conhece o repórter Kevin (James Marsden) que acaba descobrindo sua fixação por casamentos. Uma história engraçada que mostra muitas dicas de casamentos, vestidos de noivas, enfim, um filme que serve para as noivas de plantão que andam em dúvida em certos detalhes desse dia tão especial.


MUITO BEM ACOMPANHADA (The Wedding Date – 2004)





    O que você faria se tivesse sido abandonada no altar e depois de 2 anos tivesse que reencontrar seu ex-noivo no casamento de sua irmã mais nova e mostrar a todos que esta feliz e realizada???
   Kat Ellis (Debra Massing) tem a ideia perfeita para enfrentar tal situação, contrata os serviços do acompanhante de luxo Nick Mercer (Dermont Mulroney), um homem atraente, educado, elegante e apaixonante. O resultado deixa todas as mulheres presentes de boca aberta. Tão perfeito que a própria cliente, fica completamente encantada por ele.
   No decorrer do filme é mostrado como uma trilha sonora magnifica de Michael Bublé e Maroon Five, pode também fazer parte da vida de muitos casais apaixonados.


  O MELHOR AMIGO DA NOIVA ( Made of honor – 2008)




  Nesta encantadora história de casamento, conhecemos Tom (Patrick Dempsey), um solteirão convicto, que tem Hannah (Michelle Monanghan) como sua melhor amiga, confidente e cúmplice. Ela conhece suas conquistas, seus medos e suas inseguranças.
   A vida de Tom muda completamente quando Hannah viaja para a Escócia e ele vê sua vida num completo vazio, sem nexo e se descobre apaixonado por ela. Tom então decide confessar seu amor por Hannah, mas ao voltar de viagem, ela chega com a notícia de seu casamento com um rico escocês, e para surpresa de Tom, ela o convida para ser “sua madrinha de casamento”.  Ele aceita o convite, mas com o propósito de atrapalhar o casório.
   Uma deliciosa comédia romântica que fascina e deslumbra com uma belíssima fotografia. 


LICENÇA PARA CASAR (License to wed – 2007)


       Sandie e Bem (Mandy Moore e Jon Krasinski) estão ansiosos com a grande data se aproximando, para tudo sair como planejado. A única etapa que falta para momento esperado do “sim” é o curso de noivos do Reverendo Frank (Robin Williams). Muitas regras e condicionamentos são postos colocando em risco tudo o que foi tão bem elaborado.
    Filme fofo que mostra muitas situações que demonstram muito bem as inseguranças e medos dos jovens casais que estão prestes a trocar alianças.

Por Bárbara.


NOIVAS EM GUERRA (Bride Wars- 2009)




       Liv (Kate Hudson) e Emma (Anne Hathaway) são melhores amigas desde a infância, que planejam seus respectivos casamentos há muito tempo e sonham em se casar em Nova York, no luxuoso Hotel Plaza, porém um erro na marcação das datas faz com que os casamentos sejam marcados para o mesmo dia e no mesmo local sonhado por elas. Isso faz com que a amizade delas seja abalada e a partir daí as duas tornam-se inimigas mortais, pois nenhuma delas quer ceder a data e o local para o casamento da outra. O que as leva a muitas brigas, disputas e situações engraçadíssimas, pois ambas vão fazer de tudo e um pouco mais para destruir o casamento da ex-amiga.

CASAMENTO DO MEU MELHOR AMIGO (My Best Friend’s Wedding- 1997)




      Nessa maravilhosa comédia-romântica a renomada crítica de gastronomia Julliane Potter (a diva Julia Roberts) é convidada para ser madrinha de casamento do seu melhor amigo e ex-namorado Michael (Dermot Mulroney), o que ela não sabia é que, apesar de muito tempo sem vê-lo, ainda é apaixonada por ele, e é durante as festas que antecedem o grande dia da cerimônia, que ela vai tentar de todas as maneiras “roubar” o noivo da perfeita e simpática Kimberly (Cameron Diaz), que a vê como uma irmã.
     Para essa difícil missão ela ainda vai contar com a ajuda de seu fiel amigo gay George (Rupert Everett), com quem divide situações hilárias e inesquecíveis como a cena em que ele canta “I Say a Litlle Prayer” em um jantar para os noivos. (Cena já comentada no post – Um filme, uma música ).


SEX AND THE CITY – O FILME (Sex and the City – 2008)





   O filme é baseado na série de televisão de grande sucesso “Sex and the City”, exibida de 1999 a 2004, e inspirada na obra de Candace Bushnell. 
   Sex and the City - o filme continua a saga das quatro inseparáveis amigas Carrie, Samantha, Charlotte e Miranda (Sarah Jessica Parker, Kim Cattrall, Kristin Davis e Cynthia Nixon) na cidade de Nova York, mostrando seus relacionamentos amorosos, seus anseios e seus desejos. No filme a protagonista da série Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) está de casamento marcado com Mr. Big (Chris Noth), o homem da sua vida, porém o tão sonhado acontecimento não sairá como o planejado, para tristeza e desespero de Carrie.
    Como não poderia faltar, o filme também mostra todo o glamour, a moda e as grifes famosas do badalado quarteto nova-iorquino, sem deixar escapar os papos sobre sexo e as constantes cenas sensuais da desinibida Samantha (Kim Cattrall).

 A NOIVA-CADÁVER (Corpse Bride - 2005)





     A noiva cadáver é um filme-animação de Tim Burton, que conta história do jovem Victor Van Dort (Johnny Depp) que está prestes a se tornar noivo de Victoria Everglot (Emily Watson), a história se passa na Inglaterra na era vitoriana (por isso os nomes dos protagonistas).
     Em uma sombria noite, o noivo ao andar sozinho ensaiando o pedido que irá fazer a sua futura noiva acaba sem querer pedindo em casamento a noiva-cadáver Emily (Helen Boham-Carter), em quem acidentalmente põe seu anel de noivado. Emily então o leva para a Terra dos Mortos, sua cidade, lá Victor conhece e teme a estranha cidade e seus esquisitos moradores, ao mesmo tempo em que pensa em um meio de retornar aos braços da apaixonada Victoria que está à sua espera para viver um grande amor.
     Baseado em um conto russo-judaico do século XIX, o filme possui algumas semelhanças com “O estranho mundo de Jack”, também de Tim Burton, além de ter o ator Johnny Depp, parceiro de Tim em várias outras produções. O filme também tem uma representação significativa muito importante para mim, o que me faz ter por ele um carinho todo especial.


Por Kátia.


Pronto, agora é só esperar a noiva jogar o buquê!!!