quinta-feira, 1 de março de 2012

OSCAR 2012 - OS GANHADORES

OSCAR 2012 - OS GANHADORES


 

 Todos os anos, nós, amantes de cinema, aguardamos ansiosamente pela maior festa de premiação do cinema, o Oscar. No entanto, há quem também "torça" o nariz para os conservadores membros da Academia, que ao longo de sua história cometeu inúmeros equívocos ao premiar filmes "politicamente corretos", porém deficientes de um bom roteiro, elenco e direção, ao invés de consagrar obras-primas do cinema que foram simplesmente rejeitadas por eles. Mesmo assim, esperamos com o mesmo entusiasmo para torcer pelos atores mais talentosos e pelas histórias mais comoventes e criativas, e por que não dizer também, para conferir os vestidos mais glamourosos das divas do tapete vermelho de Hollywood?! (que o diga, os fashionistas de plantão). Assim sendo, vamos apresentar os prêmios mais importantes dados pela Academia aos grandes vencedores de 2012!


MELHOR FILME: O ARTISTA (Michel Azanavicius)

    "O Artista" foi o grande vencedor dessa edição, pois arrematou 5 estatuetas, das 10 indicações em que estava concorrendo, principalmente por serem as principais categorias. 
    O filme franco-americano, mudo e totalmente em preto e branco, recebeu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Trilha Sonora Original e Direção de Arte.
    A história é sobre um ator em declínio e uma atriz em ascensão, enquanto o cinema mudo sai de moda, sendo substituído pelo cinema falado e se passa em Hollywood entre os anos 1927 e 1932. O filme foi dirigido por Michel Hazanavicius, com um elenco composto por Jean DujardinBérénice BejoJames CromwellMissi PylePenelope Ann Miller e John Goodman.



MELHOR ATOR: Jean Dujardin (O artista)

Jean Dujardin, um ator francês, até então desconhecido do grande público, conquistou o Oscar de melhor ator por "O Artista". Jean foi um dos grandes astros da noite, e desbancou os aclamados e premiados Brad Pitt e George Clooney. No filme, ele interpreta um ator do cinema mudo, que se vê em decadência com a chegada do cinema falado. 


MELHOR ATRIZ: Meryl Streep (A dama de ferro)

A recordista de indicações da história do Oscar, no total são 17 indicações, a nossa diva Meryl Streep foi mais uma vez a vencedora da estatueta em 2012. Esse é o terceiro Oscar da carreira de Meryl. Ela já levou o prêmio de melhor atriz coadjuvante pelo comovente "Kramer vs. Kramer" em 1980, e em 1983 venceu a categoria de melhor atriz pelo maravilhoso trabalho em "A escolha de Sofia". No filme "A dama de ferro" ela interpreta a ex-primeira ministra britânica Margareth Tatcher, personagem pela qual foi muito aclamada e premiada em outros festivais de cinema, como o BAFTA inglês.


MELHOR ATOR COADJUVANTE: Christopher Plummer 
(Toda forma de amor)

O veterano ator Christopher Plummer, ganhou seu primeiro Oscar, aos 82 anos, se tornando assim, o ator mais velho a receber o prêmio. No filme, ele interpreta um homem doente em estado terminal, que revela ao filho sua homossexualidade.


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Octavia Spencer 
(Histórias Cruzadas)

A atriz Octavia Spencer interpreta Minny em "Histórias Cruzadas", filme que retrata a vida das empregadas negras nos Estados Unidos, durante a luta pelos Direitos Civis, na década de 60.


MELHOR DIRETOR: Michel Azanavicius (O artista)

O cineasta e roteirista francês, venceu uma das principais categorias, com "O artista", filme em qual também participou sua esposa Bérénice Bejo, e pelo qual também ganhou os prêmios César e BAFTA de melhor direção.


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: Os Descendentes

O filme de Alexander Payne que tem George Clooney no elenco, é o comovente drama familiar que arrebatou o prêmio de melhor roteiro adaptado para Payne, Nat Faxon e Jim Rash, baseado no livro de Kaui Hart Hemmings.


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: Meia-Noite em Paris

Escrito e dirigido por Woody Allen, "Meia-Noite em Paris" é uma comédia romântica com muitas doses de fantasia. O clima parisiense, a trilha sonora e a fotografia dão um toque todo especial ao filme, e vão ao encontro do excelente roteiro e das ótimas interpretações do elenco. "Meia-Noite em Paris" deu à Woody Allen o Oscar de melhor roteiro original e o Globo de Ouro pela mesma categoria.


MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: A Separação (Irã)

O aclamadíssimo drama iraniano conquistou além do Oscar 2012, o Globo de Ouro 2011, o Urso de Ouro 2011, no Festival de Berlim e o César 2012, todos na categoria melhor filme estrangeiro.


Os prêmios a seguir são considerados prêmios técnicos, porém não menos importantes. O filme "A invenção de Hugo Cabret", de Martin Scorsese, foi o grande vencedor destas categorias, por sua excepcional produção técnica. Sendo 5 prêmiações no total.

MELHOR ANIMAÇÃO: Rango

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL: O artista

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL: Man or Muppet (Os Muppets)

MELHOR EFEITOS VISUAIS: A invenção de Hugo Cabret

MELHOR MAQUIAGEM: A dama de ferro

MELHOR FOTOGRAFIA: A invenção de Hugo Cabret

MELHOR FIGURINO: O artista

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: A invenção de Hugo Cabret

MELHOR DOCUMENTÁRIO: Undefeated

MELHOR DOCUMENTÁRIO DE CURTA-METRAGEM: Saving Face

MELHOR MONTAGEM: Millenium: Os homens que não amavam as mulheres

MELHOR CURTA-METRAGEM: The Shore

MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO: The Fantastic Flying Books of Mister Morris Lessmore

MELHOR EDIÇÃO DE SOM: A invenção de Hugo Cabret

MELHOR MIXAGEM SE SOM: A invenção de Hugo Cabret


Até o Oscar 2013!!!