sábado, 14 de janeiro de 2012

Uma música, um filme...

Quantas vezes nos pegamos ouvindo uma canção e nos lembramos imediatamente da cena daquele filme. Pode ser apenas um trechinho, mas que sem dúvida foi muito marcante, pois todos nós sabemos que um bom filme pede uma boa música.
Tudo bem que nem sempre é assim (infelizmente), mas como estamos falando dos grandes sucessos cinematográficos, em que as músicas-temas além de ter um papel todo especial, obtiveram várias premiações, dando maior visibilidade ao filme, resolvemos listar alguns estrondosos sucessos da cena musical dos filmes de Hollywood!!!
Poderíamos citar inúmeras outras músicas de filmes, porém, selecionamos as 10 melhores...



1. MY HEART WILL GO ON (Titanic - 1997)

O filme Titanic, de James Cameron, foi uma megaprodução que arrebatou a segunda maior bilheteria do cinema (perdendo apenas para Avatar, do mesmo diretor) e conseguiu levar para casa 11 estatuetas do Oscar (incluindo de melhor canção original), das 14 categorias a qual estava concorrendo. Com enorme sucesso de crítica e público, o filme baseado no naufrágio do navio Titanic, conta a emocionante história de amor proibido entre Jack (Leonardo DiCaprio), um desenhista americano de origem humilde, e Rose (Kate Winslet) uma jovem da aristocracia britânica, que se apaixonam em meio a essa trágica viagem.



A história do casal é embalada por uma música que viria a ser uma das mais populares da história do cinema. My Heart Will Go On , na voz de Céline Dion se consagrou como o single feminino mais bem sucedido da história, (título que até então era de Whitney Houston, com I will always love you) também foi escolhida a 12ª maior canção de todos os tempos, como canção de maior sucesso de 1998 e canção mais executada da história, e ainda foi eleita pelo Grammy como a maior música já feita para o cinema.

2. UNCHAINED MELODY 
(Ghost – do outro lado da vida -1990)

Um amor que ultrapassa a barreira entre a vida e a morte merece uma música à altura. O filme conta a linda história de amor entre Sam Wheat (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore). Um dia os dois estão na estação de Metrô e um assaltante aparece, Sam em um ato heróico reage e é assassinado, mas como ele ainda tem “tarefas inacabadas” na Terra, como investigar o real motivo do assassinato e saber se o seu colega está envolvido em desfalques no banco onde trabalhavam, ele resolve encontrar a golpista Oda Mae Brown (Woopi Goldberg) que o ajudará na comunicação com o plano terrestre. 



A música-tema que embala esses encontros paranormais é Unchained Melody do dueto The Righteous Brothers, formado por Bill Medley e Bobby Hatfield. Um momento inesquecível e talvez uns dos mais sexys do cinema é "a cena da cerâmica", quando a música dá todo um realce a sensual e magnífica cena.

3.(I'VE HAD) THE TIME OF MY LIFE 
(Dirty Dancing - Ritmo Quente – 1987)

O filme onde o lindo Patrick Swayze também é o protagonista, com a fofa Jeniffer Grey. Eles fazem o par romântico mais imitado do cinema dos últimos anos. Graças às coreografias de Kenny Ortega. O filme conta a história do romance inusitado da sonhadora Francis Houseman ou Baby para os íntimos e o instrutor de dança Johnny Castle. Baby aos poucos entra e conhece a vida e as dificuldades de Johnny, onde a única coisa que o deixa livre e o que mais ele sabe fazer é dançar. 



Um filme que marcou o final dos anos 80 com cenas ousadas e um tanto calientes como a cena que Baby entra numa das festas dos empregados do hotel onde ela e sua família estão passando férias. E a partir daí, Baby se vê encantada por aquele mundo e por Johnny. Um filme onde a música principal é “(I’ve had)The Time of my Life”, cantada por Bill Medley e Jennifer Warnes. Filme ganhador do Oscar de Melhor Canção Original em 1987. Impossível não ouvir a música e não lembrar a cena final onde os dois dão um show no palco.

4. I WILL ALWAYS LOVE YOU 
(O Guarda-Costas - 1992)

Rachel Marron (Whitney Houston) é uma cantora e atriz, que tem sua vida virada de cabeça para baixo quando começa a receber ameaças de morte, através de cartas anônimas. Devido a esse fato, ela contrata os serviços do guarda-costas Frank Farmer (Kevin Costner), um ex-agente do serviço secreto americano, super eficiente e requisitado. O que os dois não podiam prever era que iriam se apaixonar perdidamente e viver um caliente romance. Porém nada é tão simples assim, o bonitão tem que lidar com o gênio difícil da cantora, além de lutar para manter o profissionalismo e não deixar que essa paixão atrapalhe o seu trabalho, que é proteger a vida de Rachel, nem que isso custe sua própria vida.



As músicas de Whitney Houston embalam o romance, mas a música-tema do filme é “I Will Always Love You”. Basta ouvir seus primeiros acordes pra lembrar das cenas de puro heroísmo de Frank correndo para salvar a vida da dama em perigo. Essa canção foi gravada originalmente pela cantora norte-americana Dolly Parton em 1974, mas foi na voz de Whitney Houston, na trilha do filme O Guarda-Costas que a música tornou-se um mega sucesso. I Will Always Love You foi eleita a canção feminina mais bem sucedida da história, a 6º música de maior sucesso de todos os tempos e ficou em 1º lugar nas paradas musicais dos Estados Unidos e do Reino Unido por 14 semanas consecutivas. Uma curiosidade sobre a música é que na época do filme um americano foi processado por ouvir por 24 horas seguidas a música no volume máximo, enlouquecendo os vizinhos.

5. TAKE MY BREATH AWAY
(Top Gun – Ases indomáveis - 1986)

O filme Top Gun – Ases Indomáveis, de 1986, é mais um filme que marcou uma época. Nele, Pete Mitchell, mais conhecido por “Maverick” (Tom Cruise) é um piloto de caça da Marinha dos Estados Unidos que se envolve com a bela instrutora Charlotte Blackwood (Kelly McGillis) e enfrenta vários desafios com seu rival na aviação, Tom “Iceman” (Val Kilmer). 



A música-tema do filme é uma canção da banda Berlin, que pouco tempo após seu lançamento conseguiu lugar número 1 nas paradas de sucesso de vários países. O filme foi premiado com o Oscar de Melhor Canção por Take My Breath Away, que embalou o romance do casal principal e até hoje nos remete a esse grande clássico dos anos 80.

6. I WILL SURVIVE 
(Priscilla, a Rainha do Deserto - 1994)

Nesse divertidíssimo filme australiano de 1994, duas drag quenns, Adam (Guy Pearce) e Anthony (Hugo Weaving) e a transsexual Bernadette (Terence Stamp) se aventuram em uma viagem a bordo do ônibus chamado Priscilla, pelo deserto australiano para fazer um show em um hotel luxuoso. Nessa inusitada aventura acontece de tudo e os amigos vivem inúmeras surpresas pelo caminho, mas isso acaba estreitando ainda mais os laços de amizade. Essa turma protagoniza várias cenas engraçadíssimas e a melhor é o show no deserto ao som de "I Will Survive".



I Will Survive é um ícone das trilhas sonoras, basta ouví-la para lembrar do filme, mesmo quem nunca o assistiu consegue associar. A música é interpretada pela cantora Gloria Gaynor,  e foi um grande sucesso nos EUA na década de 70, mas sua intérprete queria falar sobre a discriminação que as mulheres negras americanas sofriam. No entanto, com o passar do tempo a música acabou se tornando um símbolo gay principalmente depois de ter participado da trilha sonora do filme. "I Will Survive" já esteve várias vezes na parada da Billboard, já foi interpretada pela turma de “Glee” na sua 3ª temporada e é a música preferida de Julius (Terry Crews) , pai do Chris da série “Todo mundo odeia o Chris”, e até o “Friend” Chandler Bing (Matthew Perry) fez uma interpretação hilária da música na 9ª temporada da série.

7. STREETS OF PHILADELPHIA (Filadélfia  - 1993)

Filadélfia é a emocionante história do jovem advogado Andrew Beckett (Tom Hanks), que trabalha em uma respeitada firma de advocacia da Filadélfia. Andrew é homossexual e descobre que tem AIDS. Logo a notícia se espalha na empresa e ele é perseguido, até que seus chefes o demitem. Andrew se sente injustiçado e contrata o advogado Joe Miller (Denzel Washington), que no início também se mostra preconceituoso, mas com o tempo os dois acabam vivendo uma bonita amizade, e Joe descobre que Andrew é uma pessoa que tem um coração enorme e que ele próprio também pode se tornar uma pessoa melhor. Esse é um filme lindo e comovente e com atuações maravilhosas. Tom Hanks ganhou, merecidamente, o Oscar de melhor ator por esse papel.



O filme nos brinda com a lindíssima canção "Streets of Philadelphia”  logo no início, nos preparando para fortes emoções e muitas lágrimas. Essa música foi escrita e cantada pelo músico, violonista e guitarrista de rock norte-americano Bruce Springsteen, especialmente para o filme.  A música aparece ainda em uma cena que Andrew sai do escritório de Joe, em versão instrumental. Streets of Philadelphia, tornou- se um grande sucesso de crítica e foi um hit em muitos países, principalmente Canadá, França, Alemanha, Irlanda e Noruega, onde ela chegou ao topo das paradas. "Streets of Philadelphia" alcançou maior popularidade na Europa do que nos Estados Unidos. Ela chegou a ser número 1 nas paradas de sucesso da Alemanha, França e Áustria, enquanto que atingiu o número nove na Billboard nos Estados Unidos. Ganhou ainda Oscar de Melhor Canção Original, e quatro Grammy Awards, incluindo Canção do Ano, Melhor Canção de Rock e MelhoPerformance Rock Vocal.

8. I SAY A LITTLE PRAY FOR YOU 
(O casamento do meu melhor amigo–1997)

            Uma deliciosa história que conta como Julianne, vivida pela diva Julia Roberts, se descobre apaixonada pelo melhor amigo quando este a convida para o seu casamento. A partir daí ela se mete em várias confusões e ainda conta com a ajuda de seu lindo amigo gay George (Rupert Everet) para conquistar o noivo Mike (Dermot Mulroney). Um filme com vários momentos hilários, mas sem dúvidas a cena mais marcante deste filme é o jantar de ensaio do casamento, quando todos estão encantados com George o “noivo” de Jules, e ele super apaixonado começa a cantar I Say a Little Pray For You, cantada por todos que estão à mesa. 



             A música que foi composta por Burth Bacharach e Hall David para Dione Warwick em 1967 teve várias versões inclusive a de Aretha Franklin em 1969. Foi também regravada por Diana King, e é essa versão que consta no filme e concorreu ao Oscar na categoria de melhor trilha sonora. Impossível não ouvir a música e não lembrar imediatamente deste filme.

9. SHE (Um lugar chamado Notting Hill - 1999)

Em 1999, foi lançada a comédia romântica Um lugar chamado Notting Hill, filme que traz dois grandes nomes do cinema, Julia Roberts interpretando a atriz Anna Scott e Hugh Grant, no papel de William Thacker, dono de uma livraria em Notting Hill, Londres. A história se inicia com a visita de Anna, que está em Londres para o lançamento de seu novo filme, à livraria de Will, e a partir de encontros inusitados e casuais, surge um belo romance entre os dois, não fossem os problemas que os afetam. O fato de viverem em mundos diferentes, ele em um mundo simples e monótono e ela em uma vida de festas e rodeada pelos paparazzi, além de morarem em países diferentes.



O filme possui alguns clichês, como toda comédia romântica, no entanto, o que o diferencia dos demais é a simplicidade do roteiro, a atuação do elenco e a simpática e apaixonante história de amor do casal Anna e Will. Para finalizar, a música que embala o romance é She, uma versão de Tous Les Visages de L'amour  (Todas as Faces do Amor) lançada em 1974 pelo cantor e compositor francês Charles Aznavour e que em 1999, foi regravada pelo britânico Elvis Costello para a trilha sonora do filme. A canção é simplesmente perfeita para Um lugar chamado Notting Hill, pois retrata bem o relacionamento amoroso do casal principal, além de ser extremamente linda.


10.CAN'T TAKE MY EYES OFF YOU 
(10 coisas que eu odeio em você - 1999)

10 coisas que eu odeio em você é mais um filme que tem a “cara” dos anos 90. Esta comédia romântica é baseada em A megera domada, de Shakespeare e a história gira em torno de duas irmãs totalmente diferentes, Bianca (Larisa Oleynik) e Kat (Julia Stiles). Bianca, a irmã caçula é romântica e popular na escola, mas só pode namorar quando Kat, a irmã mais velha, conseguir um namorado. Porém, Kat é durona e avessa a relacionamentos amorosos.  



É aí que entra Cameron (Joseph Gordon-Lewitt) que apaixonado por Bianca resolve encontrar um “namorado” para Kat. O escolhido é o misterioso aluno Patrick (o saudoso e excelente ator Heath Ledger), que em troca de dinheiro, resolve se aproximar de Kat. E é no desenrolar da trama que os dois se apaixonam e protagonizam uma cena musical marcante do cinema. Patrick aparece no estádio de futebol do colégio cantando a música Can't Take My Eyes off You com a ajuda da banda de fanfarra da escola para se declarar par Kat, a canção que já foi tema de vários pares românticos do cinema foi lançada em 1967 por Frankie Vallie e é um clássico. A cena, juntamente com a lista de 10 coisas que Kat lê no final do filme lançou o casal protagonista e foi um grande sucesso junto ao público teen.
E para relembrar mais um pouco o filme, postamos também a “famosa” lista de Kat:


Lista de "10 coisas que eu odeio em você":


1 Odeio o modo como fala comigo e como corta o cabelo.
2 Odeio como dirige o meu carro.
3 E odeio seu desmazelo.
4 Odeio suas enormes botas de combate e como consegue ler minha mente.
5 Eu odeio tanto isso em você, que até me sinto doente.
6 Eu odeio como está sempre certo.
7 E odeio quando você mente.
8 Eu odeio quando me faz rir muito, e mas quando me faz chorar.
9 Eu odeio quando não está por perto, e o fato de não me ligar.
10 Mas eu odeio principalmente, não conseguir te odiar. 
Nem um pouco, nem mesmo por um segundo, nem mesmo só por te odiar.